Bartolomea 55 Anos
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Educação Infantil

 

A Educação Infantil do Colégio Santa Bartolomea Capitanio é reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, Resolução 006/2015CMEM. O Projeto Político Pedagógica atende as normativas legais vigentes (Lei 9394/96 e Resolução nº 05 de 17 de dezembro de 2009) para qualidade do processo de desenvolvimento das crianças com responsabilidade no eixo do CUIDAR e EDUCAR.

O Colégio Santa Bartolomea Capitanio tem como finalidade:

I – oferecer Educação Infantil de acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e legislação de regência, oriunda do poder público e, particularmente, do Estado do Amapá;

II – ser uma escola cidadã e possibilitar que os conhecimentos e habilidades adquiridas pelas crianças sejam interpretadas e utilizadas para o desenvolvimento global da pessoa humana, ensejando a descoberta da verdade e dos caminhos para o exercício consciente da cidadania inerente a cada uma, com ênfase na percepção cristã dos valores fundamentais ao convívio social;
III – valorizar, ampliar e desenvolver na criança o pensamento reflexivo e crítico, a capacidade de aprender, a autonomia intelectual e compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos:

IV- Estimular os conhecimentos e interesses da criança, considerando o grau de desenvolvimento, a diversidade social e cultural de sua clientela, na universalidade dos conhecimentos ofertados.

V - Possibilitar a criança a descobrir-se como um ser em interação com Deus, com os outros, com o lugar onde vive e com o mundo.

Nossa Proposta Pedagógica: Concepção Filosófica

A Proposta Pedagógica do Colégio Santa Bartolomea Capitanio apoia-se em uma concepção evangélico-libertadora, com prática sócioconstrutivista de ensino e aprendizagem, considerando que o educando constrói conhecimento de forma ativa e participativa, interagindo com os objetos sociais de conhecimentos, construindo sentido sobre o mundo que o cerca. Esta perspectiva favorece uma postura investigativa e não-receptiva, uma atitude autônoma frente ao conhecimento, e visa à formação de um cidadão crítico e participante de seu processo educacional desde a educação infantil ao ensino médio.

A prática pedagógica do Colégio propõe-se a realizar a educação integral da criança, valorizando-a nas múltiplas dimensões: biológica, afetiva, cognitiva, religiosa, social, cultural, étnica e geo-história; norteando-se nas abordagens sócioconstrutivistas, na Pedagogia de Celestin Freinet, Paulo Freire, Jhon Dewey; Jean Piaget e Lev Vygotski e nas experiências e carisma de Santa Bartolomea Capitanio, consubstanciadas no Projeto Político Pedagógico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

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